É o programa de aceleração da Universidade do Porto que ajuda equipas de investigação a transformar projetos em negócios. O objetivo do programa é estruturar e validar as ideias para potencializar modelos de negócio inovadores, com potencial de mercado e impacto na região.
Este ano programa será realizado pela Porto Business School
Destina-se a pessoas afiliadas à Universidade do Porto ou Entidades Participadas. Poderão concorrer, individualmente ou em equipa, até 5 elementos, com ideias de negócio criativas, tecnológicas ou de conhecimento intensivo. O programa procura equipas de empreendedores que estão a desenvolver projetos de valorização de resultados de investigação.
Pessoas interessadas e elegíveis terão que preencher formulário de candidatura disponível na plataforma aqui.
A candidatura deverá ser acompanhada por uma declaração de apoio da Direção da Entidade Constitutiva ou Entidade Participada na qual o/a proponente principal tem afiliação. Essa declaração deve estar assinada.
Minuta disponível aqui.
Consulte as linhas orientadoras do BIP Acceleration aqui.
O BIP Acceleration vai desenrolar-se ao longo de 7 workshops imersivos de 4 horas, a cargo da Porto Business School. Haverá muito trabalho de equipa para acelerar a interação e o desenvolvimento de negócios com base em conhecimento científico, tecnológico e criativo nascido na Universidade do Porto.
O BIP Acceleration culmina numa Sessão Final, na qual as equipas vão ter a oportunidade de apresentar o pitch do seu projeto a agentes de inovação e empreendedorismo do ecossistema.
Problem-Solution-Fit
4h
Product-Market-Fit (Prototyping)
4h
(PBS)
Product-Market-Fit (Testing & Validating) 4h
Business Model & Pricing
4h
(PBS)
Go-to-Market
4h
Investment Readiness
4h
(PBS)
Intellectual Property Technology Transfer
4h
(UPTEC)
O MYLeukaemia Therapy Guidance Chipset é uma plataforma ex vivo inovadora que personaliza o tratamento dos doentes com cancros no sangue. Com tecnologia avançada de Organ-on-Chip, criamos avatares de medula óssea humana, permitindo aos médicos prever a resposta específica de cada paciente aos regimes de quimioterapia disponíveis. Esta abordagem revolucionária promete alavancar a medicina baseada na evidencia na decisão terapêutica, impulsionando terapias mais eficazes e direcionadas, melhorando os resultados clínicos destes doentes.
O projeto UPWIND está a desenvolver um gerador de fácil instalação, baseado sistemas aéreos de energia eólica, que permite captar a energia cinética do vento a grandes alturas. O objetivo é fornecer eletricidade para comunidades e eventos fora da rede, oferecendo uma alternativa acessível e limpa e aos geradores a diesel.
O projeto “OCEAN-SLIM-G: Oceanic Cyanobacteria Unlocking Appetite and Nutrition Solutions with a Gummy” aborda a crise global da obesidade, que está associada a grandes riscos para a saúde, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, cancro e declínio cognitivo. Os atuais medicamentos antiobesidade são caros e muitas vezes têm efeitos colaterais. Este projeto visa oferecer uma solução sustentável utilizando um extrato de algas, otimizado para criar uma goma acessível e eficaz que apoia o controlo do apetite e combate a obesidade através de processos biotecnológicos inovadores.
AI4RETINA visa desenvolver uma ferramenta de apoio à decisão baseada em IA, projetada para melhorar a gestão de patologias da retina e personalizar o tratamento do paciente.
BodyBoost é uma solução digital inovadora para prevenir lesões musculoesqueléticas entre profissionais de saúde. Equipado com algoritmos de aprendizagem automática, BodyBoost monitoriza e analisa riscos em tempo real, oferecendo feedback imediato para correção de postura e relatórios detalhados para práticas de trabalho mais seguras. Este projeto visa reduzir significativamente os dias de ausência por lesões e promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Este projeto visa otimizar a prospecção de matérias-primas críticas (como o Lítio) utilizando dados de sensores espaciais, aéreos e terrestres para gerar mapas preditivos 2D e 3D, ajudando na localização de depósitos minerais, reduzindo custos, riscos e impacto ambiental. A combinação inédita de tecnologias oferece uma solução inovadora para a indústria de exploração mineira e alinha-se com a Iniciativa Europeia de Matérias-primas Críticas e com o Pacto Ecológico Europeu (Green Deal).
ORIOOS é uma solução robótica inovadora para monitorização agrícola em culturas permanentes, concebido para ser económico e eficiente. Controlado através de um smartphone, ajuda os agricultores a tomar decisões informadas com base em dados. O sistema permite criar mapas de produtividade, detectar doenças, fugas de água e a presença de animais, contribuindo para uma gestão mais sustentável das culturas. O ORIOOS distingue-se pela simplicidade de utilização e pela capacidade de transformar dados em informações práticas para os utilizadores.
Regenix é uma solução biomédica disruptiva para a regeneração de tecidos, tendo como indicação prioritária o disco intervertebral e o tratamento da dor lombar. Este biomaterial customizado, injetável e de inspiração fetal, possui propriedades regenerativas e antienvelhecimento. O produto baseia-se numa matriz descelularizada reprodutível, bem definida e personalizável, obtida a partir de células estaminais geneticamente manipuladas, para reativar colagénios fetais. Esta estratégia constitui uma mudança de paradigma na área da medicina regenerativa.
O SafeBladder é um dispositivo vestível que monitoriza o volume da bexiga em doentes com bexiga neurogênica utilizando espetroscopia de infravermelho próximo. Oferece uma medição não invasiva e em tempo real da bexiga, ajudando a gerir os horários de cateterização e a reduzir complicações. O dispositivo utiliza um módulo de sensor, algoritmos avançados e aprendizagem automática para estimar o volume, transmitindo os dados para uma aplicação com alertas e funcionalidades de monitorização.
O VineComputer é uma tecnologia de baixo custo que combina micro estufas, visão computacional e Inteligência Artificial para realizar o processo de forçagem, monitorizando o abrolhamento de gomos de videira de forma a prever a produtividade vitivinícola com até 18 meses de antecedência. Este processo é útil na gestão de operações como poda, fertilização. A solução visa reduzir a variabilidade da produção, promovendo a sustentabilidade e tem como público-alvo empresas e associações vitivinícolas.
bip@reit.up.pt
+351 220 408 077
© 2024 Universidade do Porto | Todos os direitos reservados
Powered by Eventos e Viagens